segunda-feira, 2 de junho de 2014

Normandia - Normandy - Normandie

Desde nossa chegada à Normandia, que projetei esse espaço (novo blog) para relatar um pouquinho dessa região, bem queridinha de muitos franceses, especialmente pelos parisienses. 


Sejam bem-vindos ao novo blog ! 

Enquanto vamos nos familiarizando com a nova morada, por aqui iremos relatar nosso cotidiano, às novas paisagens e vivenciar um pouco da história dessa região linda e relatar tais particularidades. 

Chegamos por aqui em agosto do ano passado, só para relembrar aos amigos saímos da região Centre, aquela mesmo dos castelos da Loire e por aqui nos instalamos devido à mudança profissional do marido. Claro, como todo inicio sentimos a mudança do clima: chuvas constantes, dias nublados, mas com o passar dos meses e estamos nos encantando com a região, com adaptando. 

Sobre a Normandia, localizada no noroeste da França, uma região bastante histórica  colonizada pelos normandos (povo medieval estabelecido no norte da França, descendentes da aristocracia dos vikings da Escandinávia). Durante a Idade Média, a região foi cedida aos vikings. Foi uma tentativa do rei Carlos, o Simples, de chegar a um acordo pelo fim das invasões daquele povo à França; porque Carlos, o Simples, foi incapaz de abater militarmente os ataques vikings.

A normandia se divide em duas regiões: A alta (departamentos Eure e Seine-Maritime e baixa Normandia (departamentos Calvados, Manche e Orne)



Moramos em Evreux, departamento do Eure, à 1 h de Paris, 45 km de Rouen, 40 km de Giverny e 280 km do Monte Saint-Michel. A região é especialmente frequentada por turistas o ano todo, principalmente na primavera e verão, com a abertura dos principais pontos turísticos. 
Nesse ano de comemoração do aniversario de 70 anos do desembarque das forças aliadas da 2.ª Guerra Mundial, a Normandia será o  palco das comemorações e da visita de veteranos aliados e lideres mundiais de vários países. O Dia D 6 - o Jour J aconteceu ha 70 anos, entre 8 km das praias da Normandia, mais de 50 mil homens das forças aliadas vieram combater e dar início à Bataille de la Normandie, e liberação da França. 
Um vídeo relatando o início das operações. Emocionante !
Os sobreviventes de Ohama Beach

Nenhum comentário:

Postar um comentário